sábado, 3 de janeiro de 2009

COMO LER A BÍBLIA

COMO LER A BÍBLIA


Para que a leitura da Bíblia nos enriqueça cada vez mais, talvez seja necessário lembrar algumas orientações ou, melhor exigência:
1. A relevância
2. A aproximação do universo do texto
3. Abordagem diacrônica e sincrônica

1. A relevância: a Bíblia é a Palavra de Deus que quer nos falar como a amigos, a respeito de um assunto que nos interessa: a VIDA. Ela não nos bombardeia com revelações de um mundo alheio a nós. Ela vem iluminar aquilo que já conhecemos: a VIDA. Ao ler certos textos às vezes à gente tem a impressão que não têm relação nenhuma com nosso mundo e problemas, não nos dizem nada. Para que o texto se torne “relevante” para a minha vida é preciso que haja um entrosamento, melhor uma fusão, entre os dois mundos.

2. Aproximação do universo do texto: para o leitor comum normalmente é mais fácil puxar o texto para o seu próprio mundo, perceber que a realidade da Bíblia é também a realidade da gente. Para o estudioso biblista, por sua vez, é mais fácil aproximar seu universo ao texto, deslocando-se até o mundo da Bíblia. É importante à integração dos dois movimentos, que são complementares para interpretar e vivenciar a Palavra de Deus. Não basta querer apenas puxar a Bíblia até nós. Devemos também nos deslocar em direção a ela. Só assim se estabelece um diálogo: perguntando ao texto e deixando-o falar; falando e escutando.

3.Abordagem diacrônica e sincrônica: o conhecimento histórico procura compreender o rastro que o mundo do passado deixou no nosso mundo de hoje, porque é essencialmente o mesmo mundo, embora em contínua mutação. Entendendo a história, eu entendo melhor o meu mundo de hoje, porque este tem suas raízes no mundo de ontem. Isso, contudo, não é suficiente, porque o passado não é o presente em suas estruturas e relações, em sua realidade e potencialidade. É como conhecer uma pessoa: conhecer o seu passado é certamente indispensável, mas isso não esgota a realidade que ela é hoje nem a explica totalmente. Podemos aplicar esta comparação ao conhecimento da Bíblia: é importante conhecer a história de sua formação literária e do povo que a produziu. Este processo se chama abordagem diacrônica (dia= através, e chronos= tempo). Mais a finalidade do estudo é compreender o texto em sua redação final, entender seu sentido no contexto e sua função no livro todo, bem como a relação do próprio livro no conjunto da Bíblia.
Esta abordagem se chama sincrônica (syn= com, e chronos= tempo).


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