terça-feira, 29 de setembro de 2009

O cânon bíblico

O cânon bíblico

A palavra "cânon" é de origem grega e significa "medida, norma". O cânon, em relação à Bíblia, é a norma que estabelece a lista dos livros considerados inspirados por Deus. Judeus de língua hebraica e grega, samaritanos e cristãos usam o mesmo livro sagrado, a Bíblia. Entretanto, cada um deles possui sua lista de livros inspirados.

a) O cânon da Bíblia hebraica
A primeira Bíblia foi escrita na língua hebraica e (uma pequena parte) na língua aramaica.
Ela recebe três nomes diferentes: Bíblia hebraica, cânon palestinense ou ainda texto massorético.
Ela é usada pelos judeus. Traz 39 livros. A lista de 39 livros foi aprovada entre os anos 8Q,e 100 E.C., na cidade de Jâmnia, ao sul da terra de Israel e a cerca de 50 km de Jerusalém.
Os judeus aceitam como livros sagrados os que foram escritos nas línguas hebraica e aramaica, na terra de Israel e até o tempo de Esdras. Eles não aceitam na lista sete livros que foram incluídos pelos judeus da diáspora (fora da Pa¬lestina). Esses sete livros foram escritos fora de Israel, provavelmente na língua grega e depois do período de Esdras (398 a.E.C.);
são chamados deuterocanônicos (segunda lista). São eles: Tobias, Judite, l e 2 Macabeus, Eclesiástico, Baruc, Sabedoria e partes de Ester e Daniel.
A Bíblia hebraica não traz os livros do Segundo Testamento. Ela é organizada em três grandes blocos. O primeiro bloco é chamado Tora', significa "ensinamento, caminho" e, raras vezes, "Lei do Senhor", como no livro de Neemias (Ne 9,3).
ATorá é formada por cinco livros de valor máximo, indiscutível para o povo judeu: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
O segundo bloco é formado pelos livros dos profetas anteriores e posteriores. Esses escritos também têm um grande valor, mas não igual ao do primeiro bloco. São usados para explicar a Tora.
Os livros dos profetas anteriores são: Josué, Juízes, l e 2 Samuel, ele 2 Reis.
Os livros aos profetas posteriores são: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amos, Sofonias, Habacuc, Jonas, Miquéias, Naum, Abdias, Zacarias, Ageu e Malaquias.
— O terceiro bloco é formado pelos livros chamados de escritos: Salmos, Provérbios, Jó, Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, l e 2 Crônicas.
Em relação aos dois blocos anteriores, os escritos recebem um valor menor. E, entre eles, o livro dos Salmos é o de maior importância. Ele é usado para a oração pessoal, familiar e nas sinagogas.
A estrutura e divisão da Bíblia hebraica pode ser conhecida e verificada mediante a recente Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB) para a língua portuguesa.

b) O cânon samaritano
São chamados de samaritanos os moradores da região da Samaria, situada na parte central da terra de Israel. A lista dos livros da Bíblia aprovados pelos samaritanos contém apenas os cinco primeiros li¬vros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Quando os samaritanos se separaram da comunidade judaica, por volta do ano 300 a.E.C., preferiram ficar só comesses cinco livros da Bíblia, a Tora.

c) O cânon alexandrino
Alexandria é uma cidade do Egito, no continente africano. Lá moravam muitos judeus que aceitaram a língua e a cultura gregas. Surgiu então a necessidade de traduzir a Bíblia do hebraico e aramaico para o grego. Essa tradução leva o nome de Bíblia grega ou Setenta, do latim Septuaginta. Ela contém 53 livros.) Sua lista foi estabelecida entre os anos 200 e 50 a.E.C.4 Traz os 39 livros da Bíblia hebraica, mais os sete l livros chamados deuterocanônicos (segunda lista e outros que não entraram no cânon da Bíblia usada pelos cristãos católicos.
d) O cânon da Vulgata
"Vulgata" é uma palavra que vem da língua latina e significa "popular". A Vulgata traz ao todo 73 livros.
O Primeiro Testamento traz 46 livros e o Segundo Testamento, 27. As outras denominações cristãs aceitam apenas os 39 livros do Primeiro Testamento da Bíblia hebraica e os 27 do Segundo Testamento, mas não aceitam os sete livros deuterocanônicos que se encontram na Bíblia grega. Daí a diferença do número de livros na Bíblia usada pelos cristãos católicos e não católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário