3º TEMA: ARQUEOLOGIA E INSPIRAÇÃO DIVINA:
Deus e as pessoas escrevendo e compreendendo a Bíblia.
A arqueologia (do grego archaios +logos:”estudo das antiguidades”) encontra-se entre as ciências que oferecem melhores e maiores condições para o estudo do Israel antigo.
Ela era uma subciência da história da história.
No final do século XX, porém, tornou-se uma ciência formal, com objetivo próprio e métodos específicos;
A história investiga documentos escritos e é apoiada pela arqueologia, que pesquisa monumentos, objetos e fragmentos antigos, perdidos no tempo e, de alguma maneira, ocultos. No início, essa pesquisa limitava-se àquilo que era encontrado na superfície do solo, mas evoluiu para a busca em escavações, também;
Na arqueologia moderna, temos duas etapas que se completam: a exploração dos locais históricos de habitação humana, sobretudo mediante escavações, e interpretação dos achados.
Quando estes contêm textos, são analisados pela epigrafia, que confronta textos entre si e procura reconstruir a cultura e os costumes da época estudada.
A arqueologia tem um ramo mais específico: a arqueologia bíblica. Esta contribui para melhor compreensão dos textos bíblicos, esclarecendo questões duvidosas ou pouco definidas.
Uma grande parte da Bíblia foi esclarecida pelos resultados da pesquisa arqueológicas, que constituiu tanto o amplo fundo histórico do mundo antigo, no qual os hebreus viviam, como os detalhes concretos da vida e do trabalho naquele mundo, além da contribuição de textos ou fragmentos de textos encontrados.
Inspiração divina: Deus e as pessoas escrevendo a Bíblia
A Bíblia é a Palavra de Deus. Como essa Palavra de Deus se tornou a palavra escrita da Bíblia?A tradição afirma que a Bíblia contém palavras inspiradas por Deus.
Tal afirmação foi entendida por muitos como se os textos bíblicos tivessem sido escritos por um autor que simplesmente anotasse palavras ditadas por Deus. Contudo sabemos que os textos bíblicos estão relacionados a fatos históricos e que intervalos de tempo mais ou menos longos separam esses fatos e suas respectivas redações.
Além disso, os livros que hoje consideramos inspirados, livros "canônicos", são textos copiados das redações originais, que se perderam ao passar do tempo.
Portanto, só podemos entender que a inspiração divina atuam em todas as pessoas fiéis que, em sua história de vida, tiveram a experiência da presença de Deus junto a seu a seu povo, compreenderam essa experiência e a transmitiram oralmente, a qual, posteriormente, foi registrada por escrito, revista, copiada, interpretada, ao longo do tempo.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário